top of page

Tumor de Testículos

  • Foto do escritor: Dr. José David Kartabil
    Dr. José David Kartabil
  • 18 de mar. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 28 de mar. de 2019

Os testículos são dois órgãos localizados dentro da bolsa escrotal (escroto). São eles os responsáveis pela produção de espermatozoides e de testosterona, o hormônio sexual masculino.

ree
Foto: Reprodução

O tumor de testículo é o câncer mais comum em homens entre os 20 e 40 anos. Nessa fase, há chance de ser confundido, ou até mesmo mascarado, por orquiepididimites (inflamação dos testículos e dos epidídimos (canais localizados atrás dos testículos e que coletam e carregam o esperma) geralmente transmitidas sexualmente e traumas testiculares.

O tumor de testículo corresponde a 5% do total de casos de câncer entre os homens. É facilmente curado quando detectado precocemente e apresenta baixo índice de mortalidade.


ree
Câncer de testículo, um tumor de jovens | Foto: Arquivo Pessoal

Alguns fatores aumentam o risco de um homem desenvolver câncer no testículo. O mais comum deles é a história prévia de criptorquia (crianças que nascem sem que o testículo tenha “descido” para dentro da bolsa escrotal), principalmente quando a criptorquia não foi corrigida ou foi corrigida tardiamente (após os 2 anos). Outros fatores de risco incluem a história familiar de tumores no testículo e a exposição a alguns tipos de substâncias químicas.

O principal sintoma do câncer testicular é o aumento do volume da bolsa escrotal ou a palpação de um “caroço” no testículo. É importante saber que esse “caroço” geralmente não é doloroso. Isso faz com que o diagnóstico às vezes demore mais, principalmente em crianças, já que o paciente não se queixa de dor.

O diagnóstico é feito através do exame físico e da realização de uma ultrassonografia e exames laboratoriais (marcadores tumorais), outros após a confirmação de que há um tumor no testículo, incluem a realização de uma tomografia computadorizada do abdômen e ou tórax e novamente a dosagem dos marcadores tumorais, que ajudam a avaliar a gravidade da doença e são importantes no acompanhamento da resposta ao tratamento.


ree
Tumor mais frequente nos jovens, câncer de testículo pode ser curado | Foto: Arquivo Pessoal

Todas as massas tumorais localizadas no testículo devem ser avaliadas cirurgicamente através de uma incisão na região Inguinal (virilha). Uma vez confirmada a presença de um tumor, o testículo deve ser totalmente removido. No momento da cirurgia ou algum tempo depois podemos colocar uma prótese no lugar do testículo que foi removido. A prótese não tem função de produzir espermatozoides nem testosterona, mas faz com que o aspecto da bolsa escrotal fique inalterado.

Eventualmente a cirurgia pode ser o tratamento definitivo do problema. Em outros casos pode ser necessário o uso de outras formas de tratamento, como quimioterapia ou radioterapia. A decisão de realizar outros tratamentos é baseada nos resultados dos exames de tomografia, da dosagem dos marcadores tumorais e do resultado do anatomopatológico (biópsia realizada no tumor) após a cirurgia. Muitas vezes podemos congelar esperma para proteger a fertilidade do homen, em casos onde o tratamento precise ser mais agressivo.

Graças aos avanços da medicina, hoje em dia mais de 90 a 95% dos tumores testiculares são curáveis.

Muito importante que todo homem e todos os pais e mães de crianças do sexo masculino prestarem atenção a um eventual aumento do volume da bolsa escrotal. Como ressaltei, na maioria das vezes esses tumores são indolores. Portanto, o fato de não doer não deve ser usado como desculpa para não procurar um médico. Procure atendimento médico todas as vezes que notar um aumento da bolsa escrotal. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maior a probabilidade de cura com tratamentos mais simples.


 
 
 

Comentários


cisd.png
Clínica em Sananduva

Rua Carlos Raymundi, 299 - Centro

Telefone: (54) 3343-1020

                  (54) 98421-6116

Dr. José David Kartabil (7).png
São José do Ouro

Rua João Carniel, 801 - Anexo ao Hospital São José

Telefone: (54) 3352-1558

                  (54) 9 99715-1558

Clínica em Lagoa Vermelha

Avenida Afonso Pena, 750, Sala 16, Ed. Lombardia - Centro

Telefone: (54) 99988-6073

Dr. José David Kartabil (3).png
Convênio
unimed altos da serra.png

Todos os Direitos Reservados© Desenvolvido 2018 por Co.Criar

Design sem nome_edited.png
bottom of page