Hematospermia
- Dr. José David Kartabil
- 27 de fev. de 2019
- 1 min de leitura

Hematospermia ou hemospermia é definida como a presença de sangue na ejaculação. Muitas vezes causa uma ansiedade considerável e é assustador para o paciente e parceira(o). Em geral, é decorrência de causas infecciosas e considerado como condição benigna e auto-limitante, particularmente em pacientes mais jovens, em homens com idade superior a 40 anos e aqueles com alto risco de câncer de próstata requerem uma avaliação completa.
Na maioria das vezes a alteração do líquido ejaculado acontece sem apresentar sintomas, ou seja, a ejaculação ocorre normalmente e o indivíduo ou sua parceira(o) percebem que o líquido espermático está com uma cor diferente do normal, que pode variar do rosa claro ao vermelho ou marrom.
A maior parte das hematospermias acaba sem um diagnóstico claro e objetivo. Porém, alguns fatores podem causar a hematospermia, como a infecção da próstata, na uretra, nos testículos ou no epidídimo, uma desordem congênita, após cirurgias urológicas ou hipertrofia próstata e o câncer de próstata.
Também doenças sistêmicas, com risco elevado de sangramento, Hipertensão e inúmeros medicamentos podem provocar o sangramento no esperma.
Hoje a causa mais comum de hematospermia é a biópsia de Próstata.
O tratamento é dirigido para a causa, se conhecida. Para a maioria dos homens, a única intervenção necessária é assegurar que a hematospermia não é um sinal de câncer e não afeta a função sexual.
Comments