Cuidado com o que pesquisar na internet
- Dr. José David Kartabil

- 31 de jul. de 2018
- 2 min de leitura
Atualmente pela praticidade e ansiedade muitas pessoas pesquisam na internet. As pessoas leem as informações, se identificam com os sintomas descritos e, por conta disso, acreditam que a condição ou enfermidade abordada ali corresponde ao seu caso. Isso é perigoso porque estimula uma prática muito comum que é a automedicação além de acabar tendo preocupações desnecessárias ou, pior, tratar como insignificante um problema potencialmente sério, baseadas em informações imprecisas ou interpretações equivocadas.

Muitos sites potencializam a gravidade de determinados problemas porque essa é uma forma de prender e atrair novos visitantes em suas páginas, muitos conteúdos podem não ter sido elaborado por especialistas, resultando em informações incorretas ou de interesse comercial.
Tenha cuidado com a fonte de pesquisa não é exagero, e principalmente no compartilhamento das informações “fake news”, que levam a desinformações à muitas pessoas.
Não existe nada milagroso, dietas, medicamentos, cirurgias. Por isso além de pesquisar, cuidado em compartilhar informações para seus amigos, mesmo que você acredita naquela “medicação” ou forma de tratamento.
Se algum tratamento promete muito, cuidado, pois os tratamentos liberados pelo CFM/ANVISA tem um respaldo legal, e foram estudados aqui e em muitos países para a liberação.
Emagrecimento, câncer e diabetes são os temas mais frequentes em notícias falsas sobre saúde.
Todo site sério sobre saúde ressalta, de uma forma ou outra, que as informações contidas ali não substituem uma consulta médica.
Reforço que páginas com temática médica servem para disseminar informação, não para diagnósticos. Essas informações deixam o paciente e familiares mais preparado para discutir o assunto com o médico.
Dê preferência a páginas ligadas a hospitais de referência, a universidades,associações, conselhos e sociedades de especialidades, ministério da saúde e a médicos com boa reputação. Tenha cautela com fóruns e redes sociais porque nem sempre as informações presentes ali servem para você ou pior que prejudique um amigo ou familiar seu.





Comentários