A importância da prevenção com o Urologista
- Dr. José David Kartabil

- 8 de ago. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de jul. de 2019

No Brasil não existe uma cultura de prevenção e os médicos são só procurados quando já há algum problema.
Na Urologia por preconceito ou pudor, o urologista só é procurado quando a doença já se apresentou ou deixou alguma alteração orgânica ou psicológica.
Mas essa negligência pode trazer riscos para a saúde, já que a prevenção é o segredo para uma vida saudável. O homem apresenta uma grande variedade de doenças que têm seus picos de incidência em diferentes fases da vida.
Abaixo listo as fases e algumas doenças mais importantes, do ponto de vista urológico.
- Infância
Além da fimose, que é a dificuldade ou incapacidade de retrair o prepúcio, outra queixa frequente é a criptorquidia que é a ausência de um ou os dois testículos na bolsa escrotal, pela não-descida deles do abdomen para o escroto.
- Juventude
A principal delas nessa faixa etária são as doenças sexualmente transmissíveis (DST’S) e a ejaculação precoce.
Sexo sem proteção pode resultar em infecções sexualmente transmissíveis e não há como fugir dessa realidade.Já a ejaculação precoce é a disfunção sexual masculina, mais frequente, caracterizada pela ejaculação que ocorre sempre, ou quase sempre, antes do tempo satisfatório para o casal, na maioria das vezes envolve um nível de ansiedade elevado, mas também pode ter causas orgânicas ou físicas.
Na juventude e adultos jovens, não podemos esquecer do tumor de testículo, com alto índice de cura, quando diagnosticado no início.
- Fase adulta e Terceira idade
Nesta fase da vida o homen apresenta com queixa comum a disfunção erétil, que é a incapacidade de o homem manter uma ereção que possibilite uma atividade sexual satisfatória. Hoje consideramos a disfunção erétil como marcador de algum problema de saúde, principalmente cardiológicos, não descartamos problemas psicológicos, já que stress, ansiedade e depressão também são fatores influentes, além de alterações hormonais, principalmente a Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino (DAEM), antigamente denominada de Andropausa.
Cito nessa fase o câncer de próstata, bexiga (principalmente em fumantes), rim e o câncer de pênis também são mais prevalentes nessa fase da vida.





Comentários